É muito comum quando você monta seu próprio negócio. O desejo de que tudo seja de acordo com o seu gosto, a cor das cadeiras, o tipo das mesas… A verdade é que, o seu negócio deve ter a sua cara. E isso é muito bom. Mas, uma questão importante que deve ser levada muito a sério é se perguntar se a sua marca, ao ser vista por outras pessoas, vai comunicar que o seu negócio é exatamente o que ele é. A verdade é que a marca deve sim ser do agrado do dono, mas o mais importante é que nem sempre a sua cor favorita é a melhor cor para o seu negócio, pois se essa cor diferir muito do que é apropriado para o ramo de atividade do seu negócio ela poderá causar uma certa confusão ao público.

“A marca de uma empresa expressa o que ela realmente é.”

Lembro-me de um posto de gasolina que ficava perto de casa. Seu logo era muito bem feito, bonito e moderno, mas ele era roxo com verde e em sua estrutura visual haviam bolas de sabão. Talvez por haver um lava rápido no posto, não sei, mas a questão é que eu nunca abasteci nesse posto, nunca me senti seguro para entrar nesse posto. Os postos enfrentam um desafio de confiabilidade do combustível que vendem. Sendo assim, sua comunicação deve expressar tanto em formas, quanto em cores, confiança. Quem nunca andou alguns KMs a mais para abastecer em um posto com “Bandeira”, mesmo estando bem perto de um posto “capeta”? Talvez outras pessoas não tiveram o mesmo problema que eu, mas de fato existem pessoas que do mesmo modo “não foram com a cara desse estabelecimento”.

O posto fechou. O logotipo era muito bonito, mas talvez combinaria melhor para uma marca de sabão em pó ou até mesmo um parque aquático. O logotipo de sua empresa expressa o que ela realmente é. Por isso, é de extrema importância que ele comunique o seu negócio. Um logo colorido para uma empresa de advocacia talvez não passe muita confiança para seus clientes. Por outro lado, uma loja de brinquedos com um logotipo monocromático também não expressa a essência do negócio.

 

Faça uma análise do seu logo. Faça até mesmo uma pesquisa mostrando para pessoas que não o conhecem e pergunte o que a marca representa para elas. Se o resultado da pesquisa não for satisfatório, talvez esteja na hora de um redesign.

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