Você já tentou fazer Marketing Digital na sua empresa e em algum momento se perguntou: “Marketing Digital é só publicar alguns posts nas redes sociais?” Então você precisa saber urgente o que é Funil de Marketing e como elaborar um bom planejamento.

Com certeza você irá descobrir que sua empresa pode ir muito além das redes sociais e iniciar um processo de posicionamento consistente da sua marca e atrair novos clientes.

O Funil de Marketing

Tem o objetivo de traçar um caminho que levará um grande número de visitantes a conhecerem sua marca/produto; e uma vez definidas as etapas, conseguimos estreitar o relacionamento e segmentar em listas quais desses visitantes estão no momento de compra e quais deles ainda precisam de mais informações para a tomada de decisão.

Atração: o Topo do Funil

Aqui é onde tudo começa e onde seus futuros clientes dão o primeiro passo para entender a solução que sua marca/produto oferece.

SEJA SUTIL neste momento. Uma dica importante é não tentar vender diretamente, mas sim apresentar um conteúdo que transmita confiança e autoridade no seu segmento.

Este é o primeiro contato, então, seja “esperto” e cause uma boa impressão com um conteúdo que desperte a curiosidade. Aproveite para especificar particularidades do seu negócio a fim de educar o visitante sobre um novo assunto.

PARA CRIAR UM CONTEÚDO DE TOPO DE FUNIL seja objetivo e passe informações claras. A ideia é fazer com que o visitante entenda rapidamente do que se trata e já identifique a solução que sua empresa oferece.

ATENÇÃO: Em alguns casos, para que o visitante não perca o interesse achando que seu conteúdo é uma propaganda, é necessário não citar sua empresa. Em certas estratégias essa atitude facilita o progresso na jornada de compra. Lembre-se de discutir essa decisão com seu gestor de marketing digital e, se necessário, faça um teste A/B para certificar-se.

Se este conteúdo for bom o suficiente, seu topo de funil será um imã de visitantes e aí estaremos prontos para o próximo passo.

Conversão: Hora de Qualificar

A primeira etapa proporcionou um grande numero de visitantes para o nosso funil e agora temos de verificar qual o nível de interesse em cada um deles e apresentar um novo passo nessa jornada de compra.

Entenda que este processo pode apresentar algumas variações dependendo da ferramenta que você utilizar. Nós utilizamos o RD Station, uma ferramenta de automação que permite gerenciar e analisar os dados de cada etapa do Marketing Digital. Mas, de qualquer forma a metodologia se aplica em 100% dos softwares de automação.

Assim, para identificar o nível de interesse dos nossos visitantes utilizamos um conteúdo mais especifico e apresentamos formulários para que ele nos diga o quanto conhece o produto/serviço, o quanto entende a solução que oferecemos e o quanto podemos avançar na jornada.

Nesta etapa, nos relacionamos com o visitante mais profundamente e conseguimos classificá-lo como lead quente, lead morno ou lead frio. E para cada uma dessas classificações podemos elaborar conteúdos exclusivos que façam o lead aquecer cada vez mais, até chegarmos à tomada de decisão.

Nutrição

Nesta etapa, seus Leads percorrem fluxos de automação, cada um na sua classificação. A maioria deles leem os conteúdos sobre seu negócio, fazem interações e se aproximam cada vez mais da sua empresa.

Esse relacionamento é a chave do sucesso para seu time de vendas. Aqui os leads podem conhecer a cultura da sua empresa, o processo de produção do seu produto, as particularidades do seu serviço, seu portifólio, quem você já atende; e ainda ter uma experiência real de como será se ele te contratar ou comprar de você.

É na nutrição que preparamos nossos leads para um contato comercial, tiramos todas as dúvidas sobre nossa empresa, produto e/ou serviço e apresentamos o processo de atendimento. Desta forma quando um vendedor entrar em contato, o lead já estará ambientado com sua empresa e a conversa será mais rápida, otimizando o tempo de negociação e gerando vendas mais assertivas.

? Vendas

Talvez esta etapa seja a que você mais esperava. Seu time de vendas está a todo vapor, muitas propostas são apresentadas e os fechamentos estão subindo. Isso se deve por que classificamos e já tiramos todas as dúvidas do nosso lead, e ele já está preparado para negociar.

Embora o gerenciamento de ledas não seja tã0 dificil através de planilhas, existem ferramentas que auxiliam no controle de negociações. Esses softwares são chamados de CRM. Um muito eficiente é o PipeDrive, que permite acompanhar a venda do início ao fim e ainda integra com o RD Station.

IMPORTANTE: Mesmo com um processo de nutrição bem elaborado é possível que alguns leads direcionados para o time de vendas percam o interesse ou cheguem até aqui por especulação. Nesses casos, é importe que o time de venda retorne com um feedback preciso para que o gestor de marketing digital possa reavaliar o lead e retorná-lo para um fluxo de automação.

IMPORTANTE 2: A preparação do time de vendas é imprescindível. Uma vez que nosso lead foi nutrido com todas as informações sobre nosso produto/serviço é necessário que o vendedor tenha domínio superior para transmitir segurança ao nosso cliente. É muito comum vendedores despreparados perderem grandes oportunidades de leads altamente qualificados por negligência ou insegurança.

Fidelização: Redução do CaC

Fidelizar sempre a foi a melhor maneira de reduzir o Custo de Aquisição de Cliente (CaC). O time de vendas aliado ao Marketing Digital tem o PODER de transformar um cliente que entrou pelo topo do funil e percorreu por toda nossa estratégia para se tornar um multiplicador dos nossos conteúdos e contagiar ainda mais o mercado com nossa mensagem.

Assim fica muito mais fácil atrair mais visitantes, gerar leads, transformá-los em clientes e fazer grandes amigos!

 

E aí, percebeu que as redes sociais são apenas uma parte de um planejamento de Marketing Digital muito maior? Se você entendeu, eu fico muito feliz, pois agora você poderá escalar suas vendas com muito mais facilidade. Se tiver alguma dúvida em como aplicar o Funil do Marketing Digital na sua empresa, me pergunte nos comentários, com certeza responderei.

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