Trabalho com design há 10 anos e o maior desafio que ainda encontro é conciliar a expectativa do cliente com um trabalho de qualidade. Muitos empresários me pedem uma “Arte” e dizem exatamente como querem, mas a questão é que a forma como se pensa para criar esse trabalho influencia 100% no resultado da comunicação de uma peça publicitária.
Se você é um empresário, diretor ou gerente de qualquer área que seja, é importante que saiba que a comunicação da sua empresa não deve ser feita somente baseada nas necessidades visíveis a curto prazo de seu negócio. É preciso fazer uma análise de “onde se está”, “onde quer chegar” e “como fazer para chegar”. Para isso, criar artes aleatórias “tapando buracos” não é a solução mais eficaz.
O Design está mais comprometido em alcançar o resultado proposto no briefing do que simplesmente ser bonito. Resultado vale muito mais que beleza, tanto que, se for preciso criar uma peça que não seja bonita mas, que alcance o resultado desejado, está valendo.
Então, vamos falar de resultado! Quero falar sobre o fator principal para o desenvolvimento de uma peça publicitária. Mais importante que agradar o seu gosto pessoal, você precisa avaliar se essa peça está comunicando com o seu público de forma eficaz. Na Arko3, nós costumamos aplicar a técnica do AIDA.
Mas o que é esse tal de AIDA?
• Atração
• Interesse
• Desejo
• Ação

Entendemos que para um anúncio ser eficaz ele precisa atender esses 4 requisitos básicos. Ele precisa atrair, despertar interesse, gerar desejo e por fim, estimular o espectador à uma ação.

ATRAÇÃO

Em um anúncio a atração pode ser feita de várias formas, mas o mais comum é através de uma chamada curta e objetiva que faça com que o leitor possa prestar atenção no seu comunicado. Também pode ser feita através de uma imagem que seja bem fora do comum. Se você utilizar uma árvore de natal e em cima escrito “Feliz Natal!” com certeza você não atrairá muita atenção. Mas se você colocar uma imagem de um papai noel escalando a torre Eiffel você certamente vai conseguir um minuto da atenção do seu público.

INTERESSE

Para despertar interesse você precisa destacar os pontos principais de seu anúncio, mostrando os benefícios do seu produto/serviço. Isso fará com que o seu público queira saber mais sobre o assunto.

DESEJO

Depois de despertar o interesse, entra a parte do desejo, onde a ideia é trazer para mais próximo do espectador de forma que fique claro que ele precisa de seu produto/serviço e você está proporcionando essa acessibilidade.

AÇÃO

Essa é, sem dúvidas, a parte mais importante de um anuncio publicitário e que vemos muitas pessoas errando por não fazer essa parte bem feita. A ação é a parte do anúncio que move o espectador a fazer algo para adquirir o seu serviço/produto. Se não houver ação você perde todos os outros itens, pois não adianta nada comunicar se o público não vai consumir o seu produto/serviço.

Veja abaixo um exemplo do AIDA na prática:

Tenho certeza que depois de ver esse exemplo você nunca mais verá uma “arte” da mesma forma. O ponto de vista profissional é muito importante e deve ser considerado sempre na produção de materiais, tanto off-line quanto online.
Se você deseja saber como investir melhor em uma comunicação que dê mais resultados, me mande um e-mail (felippe@arko3.com.br) que podemos tomar um café e conversar sobre suas estratégias.

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